Nutrição- ALIMENTOS FUNCIONAIS

Olá Pessoal, Boa Tarde! Meu nome é Tamires Galvão, sou nutricionista e trabalho na área clinica funcional e esportiva. Recebi o convite da Suzy para escrever sobre nutrição, alimentação saudável e dá dicas sobre, aqui no blog.
Hoje começo essa parceria e todas as sextas vocês irão encontrar um texto novo feito especialmente para o Blog!
Nesta quinta-feira trago um texto falando sobre os alimentos funcionais, que são alimentos que promovem a manutenção do bom funcionamento do organismo.
Agradeço muito a oportunidade. Espero que gostem!


1



ALIMENTOS FUNCIONAIS


São alimentos que tem a finalidade de fornecer ao organismo nutrientes essenciais para o seu bom funcionamento. Quando consumidos diariamente produzem efeitos metabólicos e fisiológicos que beneficiam a saúde, promovendo a melhoria dela.

Os componentes ativos presentes nestes alimentos são capazes de promover saúde, prevenir ou reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como: Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Obesidade, Problemas Cardiovasculares e Câncer.
Também estão associados ao tratamento de desordens estéticas como: unhas fracas, queda de cabelos, envelhecimento cutâneo, lipodistrofia ginóide ("celulite") e gordura localizada.

É importante ressaltar que os alimentos funcionais não visam a quantidade de calorias presente no alimento e sim a quantidade de nutrientes que o alimento possui e a sua qualidade.

Kundin entscheidet sich in Apotheke

ALGUNS ALIMENTOS CLASSIFICADOS COMO FUNCIONAIS SÃO:
* PEIXES RICOS EM ÔMEGA 3 (Atum, Anchova, Carpa, Arenque, Salmão e Sardinha), SEMENTES E ÓLEO DE CANOLA, SEMENTES E ÓLEO DE LINHAÇA, NOZES - Auxiliam na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos e consequente redução do risco de doenças cardiovasculares. Estão associados a Inibição de tumores, e controle de doenças  auto-imunes e inflamatórias.

* GRÃOS INTEGRAIS –  Agem em sinergia com o metabolismo. Melhora a saúde intestinal, reduz o risco de câncer de cólon e controla o colesterol e glicemia.

*  VEGETAIS VERDES ESCUROS ( Brócolis, Couve, Espinafre) - Aumenta a atividade de enzimas que combatem a formação de células cancerígenas.

 * FRUTAS VERMELHAS ( Goiaba, Tomate, Melancia, Uva e Maçã) - Possuem atividade antioxidante, protegem as células contra os radicais livres. Reduzem riscos de doenças cardiovasculares e formação de coágulos, inflamações e possui proteção contra o câncer (especialmente de próstata).

* SOJA E DERIVADOS – Diminue o risco de doenças cardiovasculares, pois reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom).  Alivia as ondas de calor em mulheres na menopausa.

 * CHOCOLATE AMARGO:  O chocolate com alto teor de cacau (mínimo de 70%) possui substâncias antioxidantes (epicatequinas e catequinas). Essas substâncias possuem ação antioxidante que neutralizam os efeitos de danos celulares causados pelos radicais livres, que estão ligados a processos degenerativos como o câncer e o envelhecimento.

 * LEITES FERMENTADOS E IOGURTES – Melhoria da saúde intestinal e redução do risco de câncer de cólon.

DICA: Prefira alimentos sempre frescos e se possível crus para manter todos os nutrientes.

3

Fiquem á vontade para fazer perguntas, que irei olhar com carinho e responder.
Gostaria que sugerissem assuntos dentro do Tema "Nutrição", para as próximas postagens. Beijos
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário